Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Dieta vitalícia - gordura, músculo e peso

dani, 20.07.11

   Uma grande falha na maioria das dietas é basearem-se no número da balança. O teu peso, como já disse aqui, não passa de uma soma de ossos, sangue, gordura, órgãos, músculo... Uma série de células e tecidos que têm a sua massa e ocupam o seu espaço. Ele pode variar em 2kg num só dia.

 

   Por isso é que podes perder peso mesmo com uma dieta errada, e nem saber que ela o é. Uma dieta desequilibrada (pobre em proteína, ou que não te dê o mínimo de calorias necessárias, por exemplo) pode levar a perda de músculo, quando o objectivo era perder gordura.

 

 

 

    Boas notícias: há várias formas de saber o que são os quilogramas que desaparecem. Se o teu ginásio tiver a opção de cálculo de massa muscular e massa gorda, aproveita. Uma forma prática e fácil é fazer medições, pois o músculo é mais denso que a gordura, e os bons alunos de ciências sabem que a densidade relaciona a massa com o volume.

   Traduzindo: todos já ouvimos "o que pesa mais, 1kg de ferro ou 1kg de penas?" É verdade que pesam o mesmo, sim, mas 1kg de ferro ocupa menos espaço do que 1kg de penas. Nesta metáfora, o ferro é músculo e as penas são a gordura. Tanto no aspecto estético como do ponto de vista médico, é preferível uma maior quantidade de músculo, e menos de gordura acumulada.

 

   No entanto, não te esqueças: o músculo "pesa mais" do que a gordura. Por isso, se estiveres a comer bem e fazer exercício, podes ver o peso diminuir, aumentar ou até manter-se: depende de quanto músculo ganhas e quanta gordura perdes. Se perderes mais gordura do ganhas que músculo, o número vai descer, se for ao contrário vai subir e se as quantidades que ganhas e perdes forem iguais, ele vai manter-se. Então, como é que sabes se estás a perder gordura ou não?

 

   Tal como já disse, medições são uma boa opção. Outra óptima opção é o tacto. O músculo é mais firme do que a gordura, e encontra-se debaixo dela. Contrai os músculos e "aperta" a pele que fica por cima, para teres uma ideia da gordura que aí tens. Olha-te bem ao espelho, toma atenção à roupa para reparar se fica mais larga... ATENÇÃO: tudo isto serve para saber se estás a perder peso da maneira certa e saudável, e não para te criticares e obcecares com aquele grama de gordura na barriga ou fazeres disto os teus objectivos. As medições, principalmente, não servem para dizeres que vais perder 5cm, mas sim para saberes se estás a perder.

 

 

 

   E, por fim, sei que algumas mulheres têm medo de ganhar músculo, pois não querem ser muito musculadas. É obviamente uma questão de gosto pessoal, mas também deviam saber que é bastante difícil para uma mulher ficar demasiado musculada. Simplesmente não fomos feitas para construir tanto músculo como os homens (a testosterona também os ajuda). Por isso, podes até fazer 200 bons abdominais por dia, que não vais ficar com uma "tablete", até porque terás sempre alguma gordura por cima que "disfarça" os músculos. Para além disso, treino de força ajuda-te a "acelerar" o metabolismo.

 

 

   Beijinho, dani

12 comentários

Comentar post