.pesquisar

 
online

.posts recentes

. Na primeira pessoa - Gost...

. Soutien perfeito

. Produtos que estou a ador...

. Como usar vestido branco ...

. A diferença entre os tamp...

. Os sapatos XTI

. Testei - Pincel Kabuki da...

. Resultado do Sorteio ABAT...

. Tendências Outono/Inverno...

. Limpeza Dentária por 19€5...

4 PERFECT BODY® - Loja de bikinis 2011

 

  

.tags

. todas as tags

Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Especial Exames - Diz-me o teu método de estudo

 Antes de mais quero agradecer a toda a gente que participou no meu primeiro desafio aqui no blogue. O desafio foi mais que superado e ao ler todos os comentários (sim eu consegui ler todos) pode-se dizer que tive um curso intensivo sobre os variados métodos de estudo e agora sou uma expert na matéria.

 Muitas leitoras falaram que depende das disciplinas e é uma grande verdade, durante o nosso percurso escolar vamos estar perante disciplinas bastante diferentes umas mais teóricas e outras mais práticas. E para sermos bem sucedidos temos de aprender a nos adaptar a estas disciplinas.

 

1. Organiza-te

 

 Ou seja faz um horário ou uma lista diariamente com o teu plano de estudo. Estes são importantes de fazer e de cumprir porque temos de aprender a estabelecer objectivos para cada dia e também é uma forma de tornarmos o dia rentável porque dividimos a matéria consoante os dias que temos para estudar.

 Eu antes de estudar para os exames tenho um dossier para cada disciplina onde reúno todo o material que me foi dado durante o ano (testes, fichas e exames), também ponho os meus apontamentos e fichas que tiro da internet e sinceramente acho que fica mais organizado e não tenho de andar á procura de certas coisas.

 Também é importante definir mais ou menos as pausas porque não é bom estudar tanto tempo seguido e é bom desanuviar um bocado do estudo.

 

2. Escolhe e prepara o teu ambiente de estudo

 

 Em casa ou fora dela? Sinceramente isso depende de cada pessoa e ao ler os comentários apercebi-me que cada pessoa tem o seu local de estudo, uns dão-se melhor no silêncio e outras dão-se melhor em locais com mais barulho.

 Sozinha ou acompanhada? É tal e qual ao ponto anterior mas sinceramente o meu estudo é mais produtivo quando estou sozinha, eu só estudo acompanhada quando quero esclarecer dúvidas.

 Mas quando estudamos é importante termos o essencial ao pé e livramo-nos do desnecessário. Aconselho estudarem num sítio com muita luz (natural de preferência), terem ao pé uma garrafa de água e desligarem ou esconderem aquilo que sabem que vos irá distrair (TV, PC, telemóvel, etc.).

  Como já tinha dito algumas pessoas dão-se bem com barulho mais especificadamente música, uma leitora disse que ouve Monzart e está se a dar bem talvez porque como é música instrumental não se distrai tanto e até lhe acalma.

 

3. Rende o teu tempo ao máximo

 Como é que estudas? Surpreendentemente grande parte das leitoras respondeu que faz resumos da matéria e a meu ver é a que tem mais sucesso porque enquanto fazemos os resumos estamos a interiorizar a matéria.

 

Para as disciplinas mais teóricas sublinha os pontos essenciais com uma cor chamativa porque quando fores ler aquilo vai te chamar mais a atenção, faz resumos, esquemas, lê em voz alta, grava a matéria e depois ouve com os phones, etc. Houve uma leitora que disse que fazia flashcards com perguntas e respostas da matéria e este método também pode servir para matemática para a memorização das fórmulas. Mnemónicas ou canções também são um bom método de memorização.

 E para as disciplinas mais práticas como Matemática e Física e Química estuda primeiro a matéria e só depois faz exercícios, muitos deles mesmo. A mnemónica que mais utilizo em Matemática é a SOHCAHTOA.

 

 Também é importante fazer uma lista de dúvidas em que pões lá perguntas ou exercícios que não sabes fazer para depois esclareceres com amigos. Atenção que esta lista tem que conter perguntas coerentes porque senão o teu amigo fica ainda mais confuso que tu.

 Uma boa forma de preparares-te para os exames é realizar os teus testes anteriores, testes intermédios e exames nacionais de outros anos, como é óbvio os últimos dois são os mais adequados porque têm a mesma estrutura dos exames. Eu também costumo procurar testes e exercícios na Internet mas sinceramente só faço aqueles que têm soluções para ter a certeza que as minhas respostas são corrigidas.

 

Tentei fazer um post com três passos que acho fundamental para um estudo bem sucedido e para as leitoras que vão fazer exames espero que tenham um bom estudo

 

Acham que abordei bem os vossos métodos?


XOXO, Vany

tags:
publicado por Semprenamoda às 16:13

link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Romwe - The Latest Street Fashion 

.arquivos

.links

Shop for Oakley Sunglasses at Sunglasses Shop
Sunglasses Shop. Shop for Women's Oakley