Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Cabelo estragado no fim do Verão - SOS!

dani, 09.09.10

   Para quem tomou as precauções devidas no princípio da estação quente, o cabelo não deve estar em muito mau estado. Mas quem se esqueceu... deve precisar de intervenção SOS.

   Pontas espigadas, cabelo baço e seco, queda de cabelo e talvez até uma certa perda de cor... ah, não é lindo o Verão?

 

   O cabelo deve ser cortado (pelo menos as pontas) no início e no fim do Verão. Por isso, está na altura de ir dizer olá ao teu cabeleireiro. Depois de as pontas estarem cortadas, já deves ter recuperado algum do movimento que perdeste, pois o cabelo está mais leve. Agora é que vais atacar o mal pela raiz.

 

  1. Lava o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos. Este tipo de shampoo limpa o cabelo em profundidade, deixando-o prontíssimo para absorver o que lhe deres. Se não usares normalmente este tipo de shampoo, pede emprestado a uma amiga (a menos que pretendas fazer este tratamento, por exemplo, de 2 em 2 semanas). Não tem de ser caro nem nada de espectacular. Se comprares, opta pela Herbal Essences ou Garnier Fructis, que são mais baratos.
  2. Enxagua muito bem com água abundante (lava com água morna, nada de água fria) até deixares o cabelo a chiar. Não uses amaciador nem condicionador.
  3. Seca o cabelo com uma toalha fofa, apertando ligeiramente; não fricciones. Depois deixa secar ao ar livre até estar húmido.
  4. Aplica uma máscara para nutrir o cabelo. Aconselho a Shwarzkopf Professional Repair Rescue Treatment:

 

 

Se não tiveres dinheiro para uma máscara, se não quiseres usar ou simplesmente quiseres experimentar algo mais natural, usa esta máscara caseira. Precisas de: 

  • liquidificadora
  • taça de plástico
  • touca de banho
  • abacate
  • 3 claras de ovo
  • 1 gema
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã
 

 

  1. Junta os ingredientes na liquidificadora (a quantidade depende da densidade e comprimento do teu cabelo) e, aos pouquinhos, mistura-os. Se não usares liquidificadora, terás de esmagar o abacate e bater tudo à mão.
  2. Vira a máscara (que não deve ser demasiado líquida) para a taça. Esta deve ser de plástico para não correres o risco de te aleijares.
  3. Aplica a máscara com a ajuda dos dedos, certificando-te que cobres cada fio de cabelo. Se precisares, usa uma concha de sopa e um pente de dentes largos para o fazer.
  4. Põe a touca e deixa actuar durante 25-30 minutos. A touca serve para que a máscara não escorra para o pescoço.

  5. Depois do tempo indicado, retira a touca e tira tudo o que conseguires da máscara com água morna, lavando de seguida com um bom shampoo para cabelos estragados (repete a lavagem), como este, da mesma gama da máscara (depois enxagua com água fria):

 

 
 
   No dia em que fizeres a máscara não deves usar condicionador, pois para além de não ser necessário ficarás com o cabelo oleoso. Nas restantes lavagens, continua a usar o shampoo e condicionador da gama Shwarzkopf Professional Repair Rescue.
   Nos próximos tempos, deves ter alguns cuidados acrescidos:
  • evita prender o cabelo, pois vais puxar as raízes - no máximo, usa uma mola/banana/ganchos, não elásticos;
  • sê gentil ao secar o cabelo com a toalha e, quando molhado, penteia apenas com os dedos
  • não uses secador quente, prefere usá-lo no ar frio ou usar o ar quente apenas uma vez por semana, mas o melhor mesmo é deixar o cabelo secar ao ar livre;
  • todas as semanas ou 2 em 2 semanas usa a máscara da mesma forma como fizeste na primeira vez;
  • trata das pontas, para que não fiquem espigadas: podes usar um produto da gama que já referi para o fazer, ou optar por azeite (aplica o azeite nas pontas do cabelo e vai dormir com touca):
 
 
   Deves cortar o cabelo, no máximo, de 4 em 4 meses, para que ele não perca o movimento natural e tenha um aspecto mais saudável; para além disso, por mais cuidado que tenhas, eventualmente acabas por ficar com as pontas espigadas. O cabelo cresce em média 1cm por mês; por isso, não te preocupes pois cortar 2cm de 4 em 4 meses não te vai tirar comprimento.
   E já sabes... no próximo Verão, toma cuidado preventivo para evitar que o cabelo se estrague tanto.
 
   Beijinho, dani"

17 comentários

Comentar post

Pág. 1/2