Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Maquilhagem para todas as idades (10-13)

dani, 28.08.10

   Este post foi pedido por muitas de vocês. Farei todas as idades até aos 18.

 

   Antes dos 10 anos, não aconselho usar maquilhagem. Na verdade, não aconselho usar antes dos treze, mas já sei o quão ansiosas as meninas estão por explorar esse mundo. Por isso, começemos devagar.

 

 

10-12 anos

   És muito nova, na verdade ainda és uma criança. A tua pele ainda deve ser macia, saudável e bonita, por isso não toques em produtos para a pele; são completamente desnecessários e só vão fazer mal à tua pele sensível e novinha em folha, que ainda não está preparada para receber produtos.

 

   Se quiseres usar maquilhagem, deves optar por lipgloss e bálsamo labial. Escolhe um com sabor, numa bonita cor clara que te fique bem. Não te aconselho a usar mais nada na cara - para além de não ser saudável, na tua idade o mínimo já parece de mais.

   Algo que te aconselho a usar é verniz. Existem imensas cores por onde escolher (lembra-te de usar removedor de verniz em vez de acetona e pintar sempre com uma camada base de verniz transparente para não escurecer as unhas), mas aconselho-te a escolheres as versões mais claras e suaves.

 

   Podes adquirir estes produtos nas farmácias, na Sephora, na Essence, em hipermercados... Pessoalmente, aconselho os vernizes da Essence, pois têm uma óptima relação preço/qualidade/quantidade.

 

           

 13 anos

   Só faço esta distinção porque é aqui que a maior parte das raparigas entra oficialmente na adolescência. E com ela vem o tão adorado acne. É claro que todas queremos esconder as imperfeições a todo o custo e recorremos à maquilhagem para o fazer. Errado!

   Em vez de gastar dinheiro a esconder, empenha-te em cortar o mal pela raiz e direcciona o teu dinheiro (ou o dos teus pais) para bons produtos de limpeza e hidratação facial. Pessoalmente (e muitas pessoas têm esta opinião), penso que uma pele natural e limpa, mesmo que tenha problemas, é muito mais bonita do que um rosto jovem afogado em maquilhagem.

 

   Maquilhagem para pele oleosa, acneica, oil free... Esquece. O melhor é não usar mesmo nenhuma nos primeiros anos em que tens problemas de acne, principalmente se ainda fores novinha. Quanto a ti não sei, mas acho preferível aguentar uns anos de má pele assumida do que o dobro deles a preocupares-te com "o corrector não cobre e agora!?", "está tanto calor, a base vai derreter!". É tão mais fácil assumires a tua pele enquanto tiveres acne moderado a grave... Vais ser mais confiante e descontraída. Eu fi-lo e acho que sim, mas isso é pessoal, claro.

 

   Independentemente da tua opinião, se não usares maquilhagem a tua pele vai agradecer. Ela está a transformar-se, a amadurecer com muito esforço e tempestades, e não precisa de mais com que lidar. Se quiseres fazê-lo, terás de ler os próximos posts desta rubrica.

 

 

   Algo que podes fazer é escurecer o tom dos vernizes ou mesmo escolher cores mais berrantes. Concentra-te em ter umas unhas bonitas e uma pele e cabelo bem limpos e tratados; para já, chega perfeitamente.

 

 

   Beijinho, dani"

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.