Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Depilação - Métodos Depilatórios

Semprenamoda, 13.07.10

Acordar de manhã e pensar "Tenho de fazer a depilação ainda antes de ir para a praia", não é de todo uma forma agradável de começar o dia. A depilação é sem dúvida uma dor de cabeça na vida das adolescentes e mulheres, sobretudo. Já que é algo praticamente indispensável ou pelo menos bastante conveniente há que saber quais são as formas mais seguras, quais os prós e os contras, antes de escolher o método para cada área do nosso corpo.

 Everythingtickles12_large

  • Lâmina - Em primeiro lugar convém dizer que a lâmina não arranca os pelos, corta-os apenas. Com isto quero dizer que os pêlos irão crescer em pouco tempo, em pouco mais de 3 dias os pêlos já estão com um tamanho esteticamentefeio. Este método é muito simples, mas em algumas situações pode fazer cortes, arranhões e por vezes comichões. Permite depilar os pelos quando ainda estão bastante curtos e também ajuda na esfoliação da pele. Hoje em dia, existem bastantes lâminas femininas, como é o caso da Gillette Venus Breeze (recentemente comecei a usar esta lâmina em algumas partes do corpo). A lâmina é o tipico método que por vezes as mulheres adoptam quando estão com pressa para sair e a depilação está por fazer.
  • Cremes, Loções e Espumas - Existem em grande variedade e podemos encontrá-los em farmácias e supermercados a diferentes preços e de marcas diversas. Estes cremes e loções causam por vezes alergias a pessoas que os usam sem fazer o que é indicado na embalagem, isto é, antes de usar o produto é conveniente fazer o teste numa pequena zona. Na embalagem encontram também o modo de como devem utilizar, sendo este um método também bastante fácil. Se bem que não é fácil ficar por volta de 10 minutos sem nos mexermos muito para que o produto não escorregue ou acabe por sair. Não resulta muito bem em pêlos grossos, já que também os corta e no caso dos pêlos serem muito grossos poderá provocar irritação na pele. Os pelos vão ficando mais grossos à medida que usam estes produtos.
  • Cera - Existem dois tipos de Cera - Cera Quente e Cera Fria. A era arranca os pêlos pela raiz, permitindo assim pudermos ficarmos pelo menos 2 semanas sem praticamente nos preocuparmos com os pêlos. Tanto a cera quente como a cera fria são vendidas em supermercados, mas apresentam formas bastante diferentes: a cera quente é vendida em boiões que são aquecidos no microondas e espalhas com uma espátula na área a ser depilada e depois tiras com uma banda limpa; a cera fria é vendida em bandas que já contêm a cera. As pessoas com problemas de circulação não devem usar este método e segundo alguns a cera pode causar derrames e varizes. Tem a desvantagem dos pêlos terem de estar com algum comprimento, para conseguires tirá-los com sucesso. São métodos nada caros, especialmente a cera quente que é muito acessível. Costumam usá-la nas pernas, axilas e verilhas (para mim este é o melhor método nas verilhas).
  • Máquina -  A máquina acaba por ser um método acessível a todas e por isso o melhor para o Verão. Neste momento, já existem imensos modelos de máquinas, sendo que a evolução das máquinas eléctricas evoluíu muito. Existem máquinas que arrancam pêlos ainda muito pequenos e esta é a razão pela qual eu acho a máquina a melhor opção. A maioria das pessoas usa este método em praticamente todas as partes do corpo (infelizmente não consigo usar nas axilas e verilhas, já que nestes sítios me dói um bom bocado). Em relação à dor é realmente uma questão de hábito, a partir de umas 5 utilizações a dor passa a ser muito pouco (na parte inferior das pernas quase que não sinto). Tal como a cera vão enfraquecendo os pelos e por isso quem usa máquina ou cera há bastante tempo acaba por ter zonas no corpo praticamente sem pêlos. Com o uso da máquina os pêlos encravados são mais comuns, pelo que é bastante aconselhável comprares uma loção para combateres este problema, assim como deves esfoliar a pele uma a duas vezes por semana.
  • Pinça - É indicada para depilar pequenas zonas, como é o caso das sobrancelhas e também para as pessoas que têm alguns pelinhos nas mãos e nos pés. Podes usar também a pinça quando terminares de fazer a depilação e ainda tiveres alguns pêlos.
  • Laser - Tem de ser feito em locais especializados e por pessoas que tenham formação nesta área. Não é barato, mas se for feito "em condições", o dinheiro vale o feito. Os pêlos não crescem durante o intervalo de tempo bem maior, é ideal para quem sofre de pêlos encravados e pode também reduzir algumas manchas na pele. Algumas pessoas que já fizeram depilação a laser dizem que dói bastante, outras conseguiram superar perfeitamente a dor, mas lá está, isso vai de pessoa para pessoa.
  • Fotodepilação - A luz pulsada é uma forma de depilação ainda mais avançada e recente do que o laser. Esta forma de depilação não é 100% eficaz, costuma ficar sempre alguma penugem, mas é muito pouca. Todas as zonas do corpo podem ser depiladas e é adequada a todos os tipos de pele. Na maioria das pessoas a fotodepilação não causa praticamente dorm, mas há sempre pessoas mais sensíveis e zonas onde vai doer mais. Antes de começar o tratamento de fotodepilação terás direito a uma consulta onde irás decidir as zonas que queres fazer, assim como terás direito a uma explicação do funcionamento. Aconselho-te a ver a experiência da Catarina do Moda e Beleza, aqui.

Brevemente irei fazer um post com dicas na hora de fazer a depilação e ainda outro sobre a Descoloração dos pêlos.

51 comentários

Comentar post