Como emagrecer de forma saudável
Uma dieta saudável pode fazer com que consigas emagrecer aquilo que desejas sem meter a tua saúde em risco. Aquelas dietas que muito prometem, em pouco tempo e com pouco esforço são aquelas que são de "pouca confiança" e aquelas em que não deves apostar. Após alguma pesquisar preparei um post bem completo com dicas de como emagrecer. Espero que gostem e que vos seja útil, qualquer dúvida basta perguntarem.
Dicas:
- Antes de começar qualquer dieta começa por te pesar, calcular o IMC…
- Comer pelo menos 6 vezes ao dia, mas em pequenas quantidades;
- Não salta refeições;
- Fazer exercício físico regularmente;
- Beber entre 2 a 3 litros de água diariamente;
- Comer fruta com casca dá a sensação de ter o estômago satisfeito e por isso sem fome;
- O café e o chá devem ser ingeridos com limites. As tisanas são óptimas substitutas ao chá preto. O chá verde é um dos melhores chás para quem está em dieta.
- Os exercícios aeróbios são alguns dos melhores exercícios para emagrecer.
- Dormir bem é também muito importante!
Alimentos que devem ingerir:
- Pão integral ou misto;
- Cereais integrais;
- Legumes;
- Sumos Naturais;
- Água;
- Frutos frescos;
- Compotas acalóricas;
- Carnes brancas;
- Peixe;
- Leite meio gordo;
- Iogurtes magros;
- Queijos magros;
- Grelhados, cozidos e assados;
- Limão;
- Azeite;
- Alho;
- Ervas Aromáticas;
- Sandes de fiambre, peru ou fiambre magros
- Sopa;
- Saladas;
- Omeletas
Alimentos que devem evitar:
- Pão branco;
- Refrigerantes;
- Bebidas Alcoólicas;
- Molhos gordurosos;
- Fritos;
- Manteiga;
- Natas;
- Bolos;
- Doces;
- Chocolates;
- Bolachas;
- Carnes gordas;
- Salgados;
- Enchidos;
- Fast-food
- Queijos, leite e manteigas gordos;
- Folhados;
Alimentos que devem ingerir regradamente:
- Batata;
- Arroz;
- Massa
Os passos na tua dieta
1. Antes de começares a fazer uma dieta deves ter a certeza que realmente precisas de a fazer. Uma dieta não deve ser começada por um desgosto amoroso ou um problema familiar, a atitude deve ser tomada de uma forma consciente e segura.
2. Agora que tens a certeza de que precisas de emagrecer, deves fazer a tua própria dieta, isto é, criares as tuas ementas, de acordo com as dicas que te dei. Lembra-te que não deves ficar mais de 3 horas sem comer e não te podes esquecer do pequeno-almoço.
3. Vamos agora à forma de organizar a dita ementa. Quando escolheres os alimentos em questão lembra-te que os nutrientes, vitaminas, sais minerais, proteínas e gordura q.b. são importantes. Vejam por exemplo ideias para as principais refeições:
Pequeno-almoço:
- Leite magro/meio gordo com cereais integrais e uma peça de fruta;
- Pão integral ou misto com queijo fresco e um sumo natural;
Meio da manhã:
- 1 Iogurte
- 1 Peça de fruta
Almoço:
- Frango grelhado c/legumes
- Bifes de peru c/ uma pequena quantidade de massa e feijão verde
Lanche:
- 1 Sandes de fiambre magro c/ chá de verde
Jantar:
- Sopa de Legumes e uma omeleta
- Peixe grelhado com batata cozida e legumes
- Pão integral c/ compota de fruta e um copo de leite
4. Há que ter cuidado com os doces. Por vezes não é fácil resistir à tentação e por isso a dica é que te distraias com outras coisas. Imagina que estás no sofá a ver televisão e de repente tens uma vontade imensa de comer um chocolate, assim em vez de comeres o chocolate, pega no telemóvel e telefona a uma amiga!
5. No Verão algumas pessoas têm tendência para engordar, por isso em algumas coisas é preciso pensar! Como dizem, a praia abre o apetite e por isso aconselho-te a leres o post que foi feito aqui no blog sobre o que levar comer na praia. No que diz respeito aos gelados não podes comê-los todos os dias, tenta comer gelados apenas 1 ou 2 vezes por semana e escolhe um gelado que tenha menos calorias. O calor não ajuda muito quando é preciso fazer exercício, por isso opta por acordar um bocadinho mais cedo e fazer a tua corrida matinal ou os exercícios de ginástica logo pela manhã.
6. Talvez para ti outro problema seja o ter que fazer refeições diferentes do resto da família… Para quebrares esse obstáculo fala com os membros da tua família e explica-lhes a importância em ter uma boa alimentação, não apenas por questões de aparência, mas também pela saúde e mente sãs. Começa por estar presente na hora da tua mãe fazer as refeições e procura na internet e em livros algumas receitas saudáveis mas que tenham bom aspecto.
7. Ida a restaurantes… Diz não ao fast-food e mesmo que vás a restaurantes não muito caros opta por comer algo saudável. Porque não um peixinho grelhado? Sabe sempre bem no Verão! Outra dica é comeres alguma coisa antes de saíres de casa e no restaurante pedires apenas meia dose ou dividires uma dose com alguém.
8. Para finalizar, será necessária força de vontade, muita mesmo! Só assim conseguirás obter efeitos visíveis e duradouros!