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Quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Dieta vitalícia - gordura, músculo e peso

   Uma grande falha na maioria das dietas é basearem-se no número da balança. O teu peso, como já disse aqui, não passa de uma soma de ossos, sangue, gordura, órgãos, músculo... Uma série de células e tecidos que têm a sua massa e ocupam o seu espaço. Ele pode variar em 2kg num só dia.

 

   Por isso é que podes perder peso mesmo com uma dieta errada, e nem saber que ela o é. Uma dieta desequilibrada (pobre em proteína, ou que não te dê o mínimo de calorias necessárias, por exemplo) pode levar a perda de músculo, quando o objectivo era perder gordura.

 

 

 

    Boas notícias: há várias formas de saber o que são os quilogramas que desaparecem. Se o teu ginásio tiver a opção de cálculo de massa muscular e massa gorda, aproveita. Uma forma prática e fácil é fazer medições, pois o músculo é mais denso que a gordura, e os bons alunos de ciências sabem que a densidade relaciona a massa com o volume.

   Traduzindo: todos já ouvimos "o que pesa mais, 1kg de ferro ou 1kg de penas?" É verdade que pesam o mesmo, sim, mas 1kg de ferro ocupa menos espaço do que 1kg de penas. Nesta metáfora, o ferro é músculo e as penas são a gordura. Tanto no aspecto estético como do ponto de vista médico, é preferível uma maior quantidade de músculo, e menos de gordura acumulada.

 

   No entanto, não te esqueças: o músculo "pesa mais" do que a gordura. Por isso, se estiveres a comer bem e fazer exercício, podes ver o peso diminuir, aumentar ou até manter-se: depende de quanto músculo ganhas e quanta gordura perdes. Se perderes mais gordura do ganhas que músculo, o número vai descer, se for ao contrário vai subir e se as quantidades que ganhas e perdes forem iguais, ele vai manter-se. Então, como é que sabes se estás a perder gordura ou não?

 

   Tal como já disse, medições são uma boa opção. Outra óptima opção é o tacto. O músculo é mais firme do que a gordura, e encontra-se debaixo dela. Contrai os músculos e "aperta" a pele que fica por cima, para teres uma ideia da gordura que aí tens. Olha-te bem ao espelho, toma atenção à roupa para reparar se fica mais larga... ATENÇÃO: tudo isto serve para saber se estás a perder peso da maneira certa e saudável, e não para te criticares e obcecares com aquele grama de gordura na barriga ou fazeres disto os teus objectivos. As medições, principalmente, não servem para dizeres que vais perder 5cm, mas sim para saberes se estás a perder.

 

 

 

   E, por fim, sei que algumas mulheres têm medo de ganhar músculo, pois não querem ser muito musculadas. É obviamente uma questão de gosto pessoal, mas também deviam saber que é bastante difícil para uma mulher ficar demasiado musculada. Simplesmente não fomos feitas para construir tanto músculo como os homens (a testosterona também os ajuda). Por isso, podes até fazer 200 bons abdominais por dia, que não vais ficar com uma "tablete", até porque terás sempre alguma gordura por cima que "disfarça" os músculos. Para além disso, treino de força ajuda-te a "acelerar" o metabolismo.

 

 

   Beijinho, dani

publicado por dani às 16:20

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12 comentários:
De Mariana - Everything Fashion a 20 de Julho de 2011 às 16:55
Bom post! ;)
De dani a 27 de Julho de 2011 às 23:44
Obrigada  (:
De anonimo a 20 de Julho de 2011 às 23:07

gosto muito dos teus posts e gostaria  que fizesse um post sobre o sobre a michelle dos skins us da mtv

De dani a 27 de Julho de 2011 às 23:47
Obrigada, o teu pedido foi anotado  (:
De tiffany a 21 de Julho de 2011 às 01:31
Post muito útil, a maioria dessas coisas eu já sabia, mas é sempre bom relembrar ;)
Beijinho.
De dani a 27 de Julho de 2011 às 23:55
Ainda bem que estás bem informada, tiffany  :)
Beijinhos, obrigada
De S. a 21 de Julho de 2011 às 14:03
amor adorei este post nem imaginas :$ identifico-me tanto, queria tanto q essas imagens se passassem comigo. ontem foi dia de consulta e o dr acha q como estou melhor, deixou-me começar a fazer exercicio. mas eu tenho medo de ficar com musculo pk o musculo pesa mais q a gordura e ele expicou-me tudo isso. eu fiquei muito perturbada quando vi q tinha aumentado de peso mas fiquei perturbada por ver o numero, ele diz< que eu sou mais que um numero. mas eu acho que toda a gente me vai achar gorda :x ele disse q enquanto nao deixar de ligar ao que os outros pensam nao vou ficar bem. tenho de gostar de mim, é so um numero. como faço pra gostar mais de mim? tem ideias? a psicologa tem ajudado, mas ainda nao chega, ainda a ver ao espelho vejo-me um barril(coisa que o tal rapaz me chamou). As pernas acho q estao mais desenvolvidas q o resto, começei a fazer nataçao e tenho medo q me crie mt musculo mas dizem ser o desporto + completo pois quero ficar com o corpo uniforme entendes? ainda tenho partes flacidas devido ao excesso de peso q tinha antes de entrar na doença da anorexia. desculpa o comentario tao grande queria dicas de alguns exercicios que queimem calorias mas nao aumente tanto o musculo e dicas pra aumentar autoestima beijo
De dani a 28 de Julho de 2011 às 00:01
Olá querida! Obrigada!
É verdade, natação desenvolve o corpo de forma uniforme. O músculo que ganhamos depende da genética e outros factores. Para além de evitar exercícios de musculação (APENAS se assim for necessário!) não há nenhum cuidado a ter. Um bom exercício, que queima calorias mas não aumenta muito o músculo, é caminhar. Para fazer bom efeito, deve ser no mínimo de 1h, de preferência 2h


E quanto à tua auto-estima, antes de mais não peças que te ajudem a subi-la, pois esse é o oposto do que se pretende. Só quando descobrires que tens de facto auto-estima e reconheceres que é tua e só depende de ti (e não do que os rapazes dizem) é que podes subi-la. É a única forma. Ela só depende de ti e por isso, por mais que adorasse ajudar-te, neste assunto não posso, querida


Fica bem! Beijinhos  <3
De maria a 21 de Julho de 2011 às 16:01

quando é q sai o resultado da vencedora do bikini do hippie lover?
De dani a 28 de Julho de 2011 às 00:06
Saiu dia 25, maria  :)
De Joana a 21 de Julho de 2011 às 23:46
Que post fantástico! Gostei bastante :)


http://joanaswhitepages.blogspot.com/ (http://joanaswhitepages.blogspot.com/)
De dani a 28 de Julho de 2011 às 00:06
Obrigada  :)

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