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Quinta-feira, 14 de Julho de 2011

Dieta vitalícia - o que comprar, e como

   Desconfio que os hipermercados têm uma equipa de psicólogos no seu pessoal. Tudo, desde a apresentação dos produtos, à organização da área e música, é feito para te atrair às opções menos saudáveis, e gastares mais dinheiro. Pode tornar-se difícil resistir, e acabamos por trazer para casa o que não devíamos, nem queríamos. Certos comportamentos podem ajudar-te:

 

  • Come antes de sair de casa. Fazer compras de estômago satisfeito ajuda a controlar os impulsos.
  • Vai de manhã cedo ao fim de semana, ou em dias úteis. Assim evitas a confusão e podes concentrar-te nas escolhas.
  • Não te deixes distrair pelo ambiente e afundar no consumismo que é esperado de ti.
  • Ir sozinha dá-te todo o tempo e concentração que desejes.
  • Faz uma lista de compras.
  • Lê os rótulos e compara. Principalmente a informação nutricional de comida embalada.
  • Circula pelas abas do espaço, e evita entrar no centro – é onde está toda a imitação de comida (bolachas, aperitivos, etc.).

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   Para vos ajudar a fazer as vossas escolhas, elaborei uma lista de compras “ideal”. Aqui encontras várias opções – segue aquelas que preferes. No entanto, tenta também experimentar coisas novas. O pior que pode acontecer é não gostares.

 

 

Lacticínios

Leite magro ou meio gordo

Queijo fresco magro

Iogurtes magros

Iogurte natural

Queijo magro

 

Carne, peixe, ovos

Ovos

Bifes de peru

Peito de frango

Camarão

Atum (se for enlatado, em água)

Salmão

Peixe fresco

 

Leguminosas

Feijão preto

Grão-de-bico

Lentilhas

Hambúrguer de soja

Tofu/Tempeh

 

Cereais

Arroz integral

Aveia

Massa integral

Quinoa

Pão de centeio (integral)

Sementes de girassol/linhaça

Nozes

Amêndoas

 

Fruta

Limão

Bananas pequenas

Melão

Mirtilos

Morangos

Toranja

Maçãs e peras

Melancia

 

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Legumes

Pimentos

Cebola

Alho

Tomate

Abóbora

Alho francês

Espinafres

Brócolos

Nabo

Cenouras

Couve-flor

Couve-de-bruxelas

Beterraba

Batata-doce

 

Temperos

Azeite

Vinagre balsâmico (ou de cidra)

Polpa de tomate

Mostarda

Sal marinho

Sal de mesa

 

Ervas e especiarias

Chá branco ou verde

Chá a gosto (camomila, canela, baunilha)

Gengibre

Loureiro

Salsa

Pimenta (preta e branca)

Canela

 

 

 

   O último grupo é inteiramente opcional.

 

Mel

Chocolate preto (35% ou mais cacau)

Café

Vinho tinto (se tiveres idade)

Açúcar amarelo

Tostas integrais

Sumo natural de pacote

Pastilha elástica sem açúcar

Cogumelos

 

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   Já agora, queria adicionar mais um item… frigideira anti-aderente! Mesmo que já tenham uma, se começa a aderir mais do que devia, substituam-na. É um investimento que vale a pena, confiem em mim.

 

   Quanto aos vegetais, aproveita os da época. Agora no Verão, a fruta é mais barata. Fresca e doce, é deliciosa! As saladas frias também vêm a calhar. Dica: compra os vegetais frequentemente e em pouca quantidade, na frutaria local, variando na cor.

    E quanto às ervas e especiarias – compra um frasco de cada. São uma óptima forma de adicionar sabor aos pratos, sem recorrer a sal e gordura.

 

   Planeiam usar a lista, da próxima vez que forem às compras? Gostaram?

 

   Beijinho, dani

 

P.S. mais tarde vou explicando por que adicionei estes itens em concreto à lista. E não, aquela primeira imagem não foi escolhida ao acaso! Eu vou ver hoje!!! Quem é fã ponha a mão no ar!

publicado por dani às 21:25

link do post | comentar | favorito
26 comentários:
De Mariana - Everything Fashion a 14 de Julho de 2011 às 22:22
Gostei do post! Normalmente já sigo essas dicas e compro basicamente o que colocaste na lista! :)

beijinhos*
De dani a 16 de Julho de 2011 às 21:59
Olá marii, ainda bem! É sinal que as tuas compras são boas. Pensas experimentar algum produto da lista? :)
Beijinhos
De Mariana - Everything Fashion a 17 de Julho de 2011 às 11:08
Estou a pensar experimentar gengibre, porque já ouvi falar muito bem dele :)
De dani a 18 de Julho de 2011 às 00:05
Fazes bem, é um óptimo anti-inflamatório  :)
De Anna a 15 de Julho de 2011 às 08:08
Gosto imenso dos teus posts :) muito bons!

beijinhos
De dani a 16 de Julho de 2011 às 22:05
Oh muito obrigada, Anna! Fico feliz por gostares
Beijinho, continua a deixar o teu comentário  :)
De Beatriz a 15 de Julho de 2011 às 09:49
Olá :)
Gosto meeeesmo dos teus posts !
As minhas opção são idênticas a essas, embora a minha mãe (para agradar o meu pai) continue a comprar imensa carne vermelha e imensos pacotes de bolachas !
Continua com esta matéria, beijinho :)
De dani a 16 de Julho de 2011 às 22:56
Olá Beatriz
muito obrigada, querida! :D
Mesma coisa cá em casa, eu e a minha mãe temos umas compras, o meu irmão e o meu pai outras  xD
Por minha vontade continuo, sim, mas estou a sentir que as leitoras começam a desinteressar-se pelo tema... Não quero "impingir-vos" posts desnecessários!
Beijinhos, fica bem  :)
De Beatriz a 18 de Julho de 2011 às 19:14
não penses assim, eu não acho que se estejam a desinteressar!
eu pelo menos adoro, são muito bons
De dani a 19 de Julho de 2011 às 12:51
Pode ser que seja impressão minha  ;)
Mais uma vez, obrigada  :)
De AC a 15 de Julho de 2011 às 11:49

olá querida :D
quando vais postar os resultados dos passatempos? gostava mesmo de saber se fui eu uma das vencedoras! tens sempre passatempos tão bons! Beijinho!
De dani a 16 de Julho de 2011 às 23:56
Olá!
Os passatempos acabam em dias diferentes, quais, a Camila é que sabe  (:


Beijinhos
De Telma a 15 de Julho de 2011 às 12:43
 Este post deu imenso jeito! Obrigada ;)
De dani a 16 de Julho de 2011 às 23:58
Ainda bem, não tens de quê! Fico feliz por poder ajudar  :)
De Maria a 15 de Julho de 2011 às 15:11

 As dicas são excelentes. :)
De dani a 16 de Julho de 2011 às 23:59
Obrigada Maria, espero que seja útil  :)
De Caldeira a 15 de Julho de 2011 às 17:43
Olá! Antes demais queria dizer que amo o blog, e este especial foi uma excelente ideia!! Eu perdi um total de 21 quilos e estou muito feliz, mas agora estou com um problema não consigo manter um peso, por isso queria pedir-te se neste especial podes incluir como manter o peso, como controlar os ataques de fome, e também o que vestir para fazer desporto, e depois de ter-se atingido o peso ideal, porque eu agora já nem sei o que vista, até parece que mee continuo a ver como o antigo eu....
Obrigada! e bjinhus <3
De dani a 17 de Julho de 2011 às 00:06
Olá, muito obrigada!
Como manter o peso, e controlar o apetite, é um dos posts em que tinha pensado ;) quanto à roupa, eu percebo o que queres dizer, mas que post estás a sugerir?


Beijinhos :)
De Beatriz a 15 de Julho de 2011 às 21:26
Olá de novo :)
lembrei-me de algo que também pode ser útil para vária leitoras!
snacks, por exemplo, em tempo de aulas (normalmente levo daqueles pacotes individuais de bolachas porque é o mais prático, mas não é de todo o mais saudável), mas quem diz tempo de aulas diz para levar na carteira quando vamos passear! podias dar dicas de snacks práticos e saudáveis ?
beijinho :)
De dani a 17 de Julho de 2011 às 00:14
Olá de novo Beatriz  :D
Sim, sim, é verdade! Já está na lista  :)
Se quiseres ver a lista de posts do especial, podes ir aqui. Se tiveres facebook, "gosta" da página do Sempre na Moda para que estejas sempre a par das novidades  ;)


Beijinhos
De beautyfsense a 17 de Julho de 2011 às 10:02
Estes posts são sempre muito utéis, obrigadoo *-*
De dani a 18 de Julho de 2011 às 00:04
Olá ainda bem que gostas! Não tens de quê  :)
Beijinhos
De Ninaa a 17 de Julho de 2011 às 17:10
Estou a adorar os teus post, continua com o bom travalho :)


Por acaso podias postar receitas de batidos/smoothies, assim hipocalocricos? E que agora no verao da vontade e jeito, visto que nem sempre tenho muito apetite para comer pao ou cereais :s


beijinhos*
De dani a 18 de Julho de 2011 às 00:06
Obrigada, Ninaa, fico feliz por saber  :)
Sim, os batidos, embora não a melhor opção, são uma solução prática e saudável. Boa ideia  :)


Beijinhos

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