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Terça-feira, 12 de Julho de 2011

Dieta vitalícia - o básico

   Uma dieta saudável é uma alimentação variada e equilibrada.

 

   Penso que ouvimos esta frase na quarta classe, na aula de Estudo do Meio (naquele tempo). Mas desde esse dia parece que deixámos de perceber o que significa, ou esquecemo-nos.

   Uma dieta saudável não só tem os alimentos certos, como também estes alimentos devem ser diferentes e na quantidade certa. Veja-se:

 

  • Dormir 8h por dia. Deitar cedo e cedo erguer!
  • Fazer cinco refeições diárias.
  • Reduzir nos molhos.
  • Usar sal com moderação
  • Tomar sempre o pequeno-almoço.
  • Comer 5 porçõs de legumes/frutas.
  • Beber 1,5l de água por dia.
  • Aprender a reconhecer o que está na tua comida.
  • Evitar (não só em pensamento) doces e fritos.
  • Incluir alimentos de todos os grupos alimentares na dieta.
  • Saber como escolher a comida nas superfícies comerciais.
  • Não comer junk food, ou limitá-la ao máximo.
  • Cuidado com as bebidas - e refrigerantes ao longe.

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   Parece simples, certo? Então por que é que comer bem é tamanha dor de cabeça? Porque desde o quarto ano ouvimos toda a gente dizer que é assim. Ou é a tia, a prima, ou amiga... alguém faz dieta, e dizem que o pão engorda, o chocolate é obra do diabo, e por aí fora. No meio de todo este medo da comida, esquecemo-nos de fazer o mais básico e essencial, que não faz mal a ninguém!

 

   Vocês já sabem de cor tudo o que aqui está neste post. No entanto, isto era algo que tinha de ser dito, antes de mais nada.

   Nos próximos posts, aprofundarei todos ou grande parte destes pontos. Ou seja, vou acabar com os preconceitos ao explicar-vos qual é a magia de 1,5l de água, para quê e como fazer cinco refeições (sei que muitas meninas têm problemas com isso!), introduzir mais legumes e fruta nas vossas dietas e temperar as refeições sem recorrer a molhos pesados. Sempre de forma fácil, simples e leve!

 

   Gostava que comentassem dizendo aquilo que vos ajudaria, algum post que gostassem de ver no especial "dieta vitalícia". Embora já tenha a minha lista (que inclui receitas, explicações, conselhos, e também exercício), quero saber se estou a passar à frente algum aspecto importante, já que o objectivo é sempre ajudar-vos, dando-vos o que precisam.

 

   Desta vez, preciso mesmo que falem comigo, meninas. Por mais pequeno que o vosso pedido ou dúvida pareça, digam! Não desperdicem a oportunidade  ;)

 

   Beijinho, dani

 

 

P.S. querem saber a minha lista (até agora)? Assim podiam dizer-me em que posts estariam interessadas, ou se haveria algum que não vos interessasse.

publicado por dani às 12:30

link do post | comentar | favorito
24 comentários:
De Maria a 12 de Julho de 2011 às 12:48

 Acho que as refeições e conselhos são, sem dúvida, bastante importantes. Muitas pessoas não sabem como planear e gerir a sua alimentação e também existem alguns aspectos importantes que muita gente negligencia.
De dani a 12 de Julho de 2011 às 16:43
Tens toda a razão, Maria, e era mesmo para esclarecer e alertar as pessoas que pensei em posts desse género. Passa pelo facebook, dá a tua opinião na lista de posts  ;)
De Delfina a 12 de Julho de 2011 às 13:36
olá outra vez. Adoro estes temas de alimentação. Quase entrei em dietética e nutrição mas o meu sonho era outro. O mais me pode irritar são os comentários que fazem amigos ou colega sobre o que eu estou a comer! Principalmente sobre o pão ou massa ou arroz, só sabem dizer que isso engorda. As vezes também cozinho flocos de trigo ou outros cereais e então aí sou gozada. lol
Queria sugerir que fosse tema de post alguns comportamentos saudáveis a ter à mesa. Por exemplo comer devagar, não ter distrações, beber agua as refeições?, sopa + prato principal? ah! e em festas onde são servidos imensos pratos: é pouco saudável misturar tanta comida? devo escolher um prato e comer só aquilo?
Espero que me tenha feito entender.
De dani a 12 de Julho de 2011 às 16:52
Olá Delfina,
na verdade eu estou bastante inclinada para esta área, neste momento. Isto e cardiologia sempre foi o que mais me interessou, dentro da minha área (passei para o 11º). Sendo que já consideraste... poderias falar-me um pouco sobre esta área em portugal? Bem sei que o mercado de trabalho não é cor-de-rosa para ninguém, mas de facto este campo (da nutrição) parece-me passar despercebido, e então não faço a mais pequena ideia


É irritante haha eu percebo! Mas olha, segundo o sábio ditado, quem ri por último ri melhor!


Percebi, sim, já tinha pensado em fazer algo assim  :)
Principalmente agora na altura dos churrascos e "meninos à volta da fogueira", penso que seria uma grande ajuda. Obrigada pela sugestão :)
Fica bem, beijinhos  (:
De Mariana - Everything Fashion a 12 de Julho de 2011 às 15:06
Gostei bastante deste termo que usaste: " medo da comida "
É totalmente verdade! Ficamos com medo disto e daquilo e não comemos, dizemos não, não...e quando damos por nós, estamos a cair em tentação e a comer esse alimento em doses industriais.
Eu adoro chocolate, mas claro que evito comer, mas não ando com um 'escudo protector', porque já sei que vou andar sempre a pensar nisso, e á primeira oportunidade, como muito chocolate.
O que faço é comer um chocolate pequeno e de preferência de leite de mês a mês, ou de dois em dois meses. Porque, como fui «cortando» o hábito de comer doces, agora, raramente me apetece! :)

Estou ansiosa pelo resto dos posts! :)
De dani a 12 de Julho de 2011 às 16:55
Recear algo só aumenta o seu poder, é verdade! É natural; depois de estarmos sempre a pensar em algo, tínhamos de dar em doidas. Por isso é que eu digo sempre: com calma. Fácil, simples e leve!


Fico feliz por ouvir isso! Já foste espreitar ao facebook?  ;)


P.S. se me permites... quando dizer "de preferência de leite" estás a referir-te ao teu gosto pessoal ou ao tipo de chocolate mais saudável?
De Mariana - Everything Fashion a 12 de Julho de 2011 às 17:14
Ao meu gosto pessoal e ao mais saudável.
Eu sei que o chocolate preto é o mais saudável, mas visto que eu não gosto desse tipo de chocolate opto pelo de leite em vez daqueles da milka com caramelo, por exemplo! (Que são óptimos mas são super calóricos!) .
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:31
Pois, o chocolate preto é, para além de preferível, também algo que pode de facto ser incluído várias vezes por semana numa dieta saudável. Mas é óbvio que, se não gostas, de nada vale fazê-lo  :)


É verdade, sendo assim fazes bem. Toma cuidado com as porções e regularidade, e continua a escolher os mais simples, sem recheio. E lembra-te que, se comeres muito pouco de cada vez, até podes ter um bocadinho mais frequentemente  ;)


Beijinhos
De Bibiia a 12 de Julho de 2011 às 17:12
Olá, podem fazer um post sobre como engordar pff ? :$ é que eu sou muito magra para a minha altura, e por causa de ser magra não me sinto bem comigo própria pois as pessoas lá da minha escola gozam comigo :c é estranho eu querer engordar, porque a maioria das pessoas querem emagrecer :$
obrigada (:
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:38
Sim, claro! Não é estranho de todo, por que dizes isso? É algo perfeitamente normal, e há mais pessoas a precisar de engordar do que pensas, querida  ;)


Fica bem, beijinhos
De Beatriz a 12 de Julho de 2011 às 19:25
Olá :)
adorei o post, até porque adoro temas como nutrição e desporto!
Bem, tenho uma sugestão/dúvida, que também pode ser o problema de muita gente: muitas vezes o problema da alimentação "não saudável" não é nosso, mas sim das pessoas que nos rodeiam. Por exemplo, em casa, se a minha família gosta de um certo tipo de alimentação eu não posso fazer um prato só para mim (embora já tenha conseguido pôr os fritos fora de casa, grande vitória). Outro exemplo é quando vamos sair com amigos, se todos vão comer ao burger king ou se vão todos comer um gelado, não vou eu a outro restaurante ou me privar do gelado ... então gostava de saber o que dizias sobre este assunto, ou as dicas que me podes dar !
Obrigada, beijinhos, e continua com os bons posts :D
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:40
Olá!
É verdade, torna-se complicado. Eu sofro desse problema, e diria que 99% das outras pessoas também. Por isso mesmo, acho que vale a pena fazer um post para nos ajudar a todos  :)


Não tens de quê, eu é que agradeço o comentário. E muito obrigada  :D
De justlookseven a 12 de Julho de 2011 às 20:35
olá....acho que devias abordar o papel dos frutos vermelhos, os ditos frutos anti-oxidantes

bjinhs
=)
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:41
Sim, boa ideia! Vai ficar para um "alimento da semana"  :)
Beijinho
De cátia magalhães a 13 de Julho de 2011 às 00:58
Devo confessar que visito diariamente o vosso blog, mas raramente comento mesmo. Este post interessou-me bastante, porque o termo "dieta" é constante na minha vida. Então as minhas duvidas é relativamente aos molhos de uma salada. por exemplo, uma salada de massa fria com delicias c/ milho p.ex. é saudável ? Que molhos poderia acrescentar de forma a nao tornar um prato saudável num prato calórico? E até que ponto a gelatina é saudavel e nao calorica?  Se me pudesses ajudar era muito bom. Entretanto se me surgir mais duvidas, vou comentando :) aliás vou começar a deixar sempre a minha opinião. ach que vcs têm um blog fantástico.
e tinha um pedido, será que era possivel fazerem um post com os produtos para o cabelo essenciais do verão? ou já foi feito este ano algum do género?

Beijinhoos*
Continuação do bom trabalho
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:48
Olá Cátia!
Eu vou reunir dúvidas como as tuas, e responder num post. Quanto aos molhos, talvez possas tirar ideias das "receita da semana"  ;)


Deixa, sim, nem que seja um olá! Os vossos comentários são sempre desejados e nós ficamos gratas pelo reconhecimento :)


De facto esse post já foi repetido várias vezes no blog. Aconselho-te a procurares "cabelo verão" em "pesquisar neste blog", lá em cima à esquerda, e decerto terás imensos posts que te ajudarão. Qualquer dúvida, comenta!


Muito obrigada, beijinhos :)
De Cristina a 13 de Julho de 2011 às 11:31
Por mim, continua com este post ( c/ conselhos, exercícios, receitas...), porque estas coisas são muito úteis hoje em dia para nós, os adolescentes, cujos hábitos alimentares não são os mais saudáveis. 
Fico à espera de um novo post sobre "Dieta Vitalícia"
Boa sorte e beijinhos ;)
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:50
Continuarei, Cristina, até porque estão a ser bastante bem recebidos  :)
Obrigada! Continua a deixar o teu comentário, é sempre bem-vindo  :)  Beijinhos
De Ana a 13 de Julho de 2011 às 14:22
Eu adoro este tipo de posts !!
eu tenho é um grande problema.. é que eu odeio qualquer tipo de legumes!
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:51
Olá Ana, fico feliz por saber que gostas! :D
Talvez consigas prepará-los de forma a gostares... Não gostas de sopa?
De Ana a 15 de Julho de 2011 às 15:46
para os comer na sopa só mesmo triturados..
senão volta tudo para fora outra vez xD
De dani a 16 de Julho de 2011 às 21:57
Então, óptimo! Certos legumes fazem uma sopa deliciosa como espinafres, cenouras, cebola. Uma pitada de sal, um fio de azeite, é uma delícia! Vai experimentando com diferentes legumes. Gosto tanto de sopa... Só de pensar já tenho água na boca haha
De Daniela ** a 14 de Julho de 2011 às 01:05
siim , mostra a lista :) 
De dani a 14 de Julho de 2011 às 01:52
Olá! Podes ir à página do sempre na moda, nas fotos, para ver a lista  :D
No facebook comunicamos muito com as leitoras, "gosta" da página para estares sempre a par das novidades!  :)

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