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Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

Exercício físico + O meu treino desportivo

O exercício físico deve fazer parte do nosso dia-a-dia, não só por questões de estética, mas também por questões de saúde. Costumam pedir muitas vezes para fazer posts relacionados com desporto e sobretudo com exercícios que podem fazer em casa. A falta de tempo não deve ser uma desculpa para deixarem de fazer desporto, façam como eu e mais ou menos meia hora antes de irem tomar banho (no meu caso antes de jantar), vistam uma roupa prática e façam algum exercício!

 

 

A forma mais fácil que encontrei para organizar este post foi mostrar-vos vários exercícios através de vídeos e imagens, organizados por diferentes áreas, barriga, pernas, etc...

Exercícios de Aquecimento: Antes de começarem a fazer os exercícios, não se devem esquecer de aquecer os músculos. Esta etapa é fundamental para evitar lesões durante a actividade desportiva. Comecem por aquecer a cabeça, os ombros, depois passem aos braços, cintura, pernas e pés.  

Para perder a barriga e fortalecer os músculos abdominais: Perder a gordura que se encontra localizada na barriga não é muito difícil, existem imenso exercícios para perder a gordura e definir os abdomínais. Sugiro-vos este, este, este e também este. Alguns destes exercícios são mais "puxados" do que outros e acredito que nos primeiros dias vos custe um bocadinho, mas com o hábito vão-se habituando e quando começarem a ver resultados, ainda mais fácil será!

Exercício para os músculos dorsais/costas: Os músculos das costas também devem estar fortalecidos, sem músculos nas costas será difícil terem força e habilidade para fazer exercícios como flexões, por exemplo. Para os músculos dorsais deixo-vos este exercício com pesos (que não tiver pesos, pode usar um 1 pacote de arroz ou outra coisa equivalente).

Exercícios para os músculos das pernas: Ter os músculos das pernas fortalecidos permite que as actividades diárias sejam facilitadas. Subir as escadas ou caminhar um pouco (sair na estação de metro ou no autocarro um pouco antes e caminhar a pé o resto é uma boa solução. Este exercício pode parecer um pouco rídiculo, mas ao fazê-lo sentimos o quão faz bem. Estar deitada (assim) com as pernas esticadas e fazer o movimento tesoura ou bicicleta é uma boa sugestão. A flexão e extensão das pernas, em velocidade mais ou menos acelarada é um óptimo exercício, vejam aqui como fazer. Saltar à corda ou correr são também óptimos exercícios que talvez achem menos monótonos do que aqueles que sugeri até agora.

Exercícios para os músculos dos braços: Talvez um dos melhores exercícios para os braços sejam as flexões, vejam como fazer nesta e nesta imagem. Este vídeo de pilates tem um conjunto de exercícios para fortalecer e tonificar os músculos dos braços. Podem também usar pesos (ou como disse os pacotes de arroz) para fazerem exercícios para os braços. 

Alongamentos: Os alogamentos são óptimos para prevenir lesões e todas as pessoas deviam de os fazer, mesmo aquelas que não fazem exercício físico. Deixo-vos dois exemplos: exemplo 1 e exemplo 2

 

Agora que já vos deixei alguns exercícios que podem fazer e que eu própria faço, mostro-vos dois vídeos com treinos muito acessíveis que costumo seguir:

 

 

 

O que acham deste género de post? Quais os exercícios que costumam fazer ou que desporto praticam?

publicado por Semprenamoda às 10:21

link do post | comentar | favorito
29 comentários:
De catarina pereira a 25 de Abril de 2011 às 18:31
muito obrigada por este post! estou mesmo a precisar e vou começar a fazê-los todos os dias. queria incluir a corrida na bicicleta e passadeira também nos exercicios, será que todos os dias fazer isso, não será um pouco pesado? já que se o meu corpo se habituar e um dia parar, secalhar posso começar a engordar bastante... não?
muito obrigada pelas dicas, mais uma vez!
De Semprenamoda a 25 de Abril de 2011 às 19:22
Olá Catarina!

Se o teu organismo não está habituado a que faças desporto/actividade desportiva, penso que seja melhor ires com calma, ou seja, não fazeres tudo de uma vez, e começares, por exemplo, pelo treino que te sugiro e depois vais acrescentando a bicicleta e a passadeira, entre outros.

Beijinhos e boa sorte*
De Anita a 25 de Abril de 2011 às 19:40
Olá Camila. Gostei muito do teu post. Realmente nunca me tinha lembrado de procurar vídeos no youtube com exercícios. Óptima ideia para reproduzir exercícios. Eu estou mesmo a precisar de voltar a mexer-me mas a falta de tempo ainda vai servindo de desculpa... Continua com estes posts demonstrativos assim, e os dos teus looks também! Parabéns!

Anita,
http://www.look-a-day.com/
De Catarina a 25 de Abril de 2011 às 20:05
Uffff ...até cansei só de ver eheheh ai ai a mensalidade do gym a cair e eu nem ponho lá os pezinhos ..depois disto não tenho hipótese ! Vou mesmo tentar retomar...tem de ser, principalmente depois de perder a conta às amêndoas de chocolate que já comi :/ ** :)
De Semprenamoda a 25 de Abril de 2011 às 20:17
Eu acho que não há desculpa para não fazer exercício eheh :b
De Modernices da Moda a 25 de Abril de 2011 às 20:49
Eu faço uma série de exercícios que vi na Capricho, e como gosto de saltar á corda, é muito bom para mim! Mas agora acho que também vou acrescentar ao meu plano de treinos os exercícios do último video e quem sabe mais tarde ainda acrescento os do primeiro, quando tiver mais habituada áquela rotina ;)

beijinhos, Sofia
De Modernices da Moda a 25 de Abril de 2011 às 21:21
Também sou bastante fã da Lauren Conrad, tanto do seu cabelo como do seu estilo. Eu sempre que posso visito um site inglês dedicado á Lauren e fico espantada com a variedade de penteados que ela faz! Mas é tal como dizes, a regalia de ter todos aqueles produtos que nós podemos apenas sonhar... enfim.

Também acho que faço bem em acrescentá-los. Costumas praticar em que dias da semana? 
beijinho
De nii a 25 de Abril de 2011 às 21:50
eu adorei este post.
De Modernices da Moda a 26 de Abril de 2011 às 18:16
Vou seguir exemplo, e começar a praticar também todos os dias! Acho que a falta de tempo já não é uma desculpa , se organizarmos bem o tempo, dá-nos para tudo, até mesmo para relaxar!

beijinhos,
    Sofia   
De ana s. a 27 de Abril de 2011 às 04:40
óptimo post :)
***
De mariana a 1 de Maio de 2011 às 13:35
o post etá espectacular , super organizado e com exercicios bastante acessíveis tanto em função do tempo como em função da dificuldade. Mas eu tenho uma dúvida , eu por exemplo não gosto muito de mulheres musculadas e o meu maior medo de fazer exercício físico é de que possa ficar com os músculos mais sobressaídos , principalmente o dos gémeos, por isso que não me agrada os exercicios de elítica e de corrida. É paranóia minha ou será verdade ? E se for ver dade há alguma coisa a fazer para evitar ?

 
De Semprenamoda a 1 de Maio de 2011 às 13:45
Obrigada Mariana :)


Na minha opinião não deves deixar de fazer desporto por isso. Realmente se praticares muitooo desporto os músculos vão ficar bastante evidentes, mas penso que para isso terás de fazer desporto muitas vezes e mais do que isso, terão de ser exercícios bastante puxados e um treino intenso.
Por isso, acho que deves praticar desporto, mas se preferires reduz os exercícios para as zonas em que não queres ficar musculada.


beijinhos
De BlackStar a 23 de Julho de 2011 às 21:11
Eu sempre fui magra, mas agora tenho estado a fazer exercício , não só para passar o tempo mas também porque é mais saudável e para estar em forma. Eu tenho estado a ver vídeos no youtube de exercicios e encontrei alguns muito bons, que experimentei  e que resultam:
http://www youtube .com/watch?v=BpdZJADVE4o
Ou
http://www youtube .com/watch?v=2X06Q4a9Vqk&feature=related
E
http://www youtube .com/watch?v=1L-EJGfFMVU
E
http://www youtube .com/watch?v=QU5oOIk9CfQ&feature=relmfu


Encontrei outro que ainda não experimentei mas que parece resultar:
http://www youtube .com/watch?v=FyUF6uYqsdI&feature=related

São muito bons.
Bjs, e boa continuação do blog ;)
De Semprenamoda a 24 de Julho de 2011 às 02:41
Ei, muito obrigada :D


beijinhos!

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