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Sábado, 8 de Janeiro de 2011

Hidratação no Inverno

  A água que hidrata a pele vém da epiderme e derme, hidrata toda a pele e evapora na superfície para a atmosfera. A pele é protegida naturalmente por uma camada finíssima de água e óleo, que é danificado por agentes externos, sendo os mais graves no Inverno o frio e o vento. O frio, particularmente, diminui a actividade das células sebáceas e é produzido menos sebo. Isto aliado a aquecedores e outros que tal secam a pele a um ponto desconfortável.

   A pele impede a perda de líquidos do organismo e protege-a das agressões externas mas, nesta altura, precisa da ajuda de hidratantes para evitar a perda de água em demasia.

 

 

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Escolher o hidratante

 

   Os hidratantes mais modernos contêm vitaminas A, C e E, e têm também filtro solar para nos proteger dos raios nocivos do Sol e assim ajudar também a manter uma pele jovem. O hidratante não deve ser apenas à base de óleo pois só irá lubrificar, não nutre a pele.

   Silicones formam uma película que ajuda a impedir grande perda de água. Óleo de amêndoas e avelã e germe de trigo também são boas opções.



Entre os produtos hidratantes, existe:

  • Oclusão: ingredientes lipídicos (emolientes).
  • Umectação: retém água na superfície da pele.
  • Hidratação activa: emulsões - produtos destinados a promover a hidratação da pele.

 

   Faz a hidratação depois do banho, quando a pele absorve mais, e não te vistas ou vás logo a seguir para a cama. Durante a aplicação, aproveita para dar a ti própria uma pequena massagem. Dica: para um banho revigorante, usa umas gotas de essência de eucalipto na banheira. E, para relaxar, experimenta essência de lavanda.

 

   Se tiveres pele muito seca, passa antes do banho óleo de amêndoas no corpo. No banho, usa sabonete de glicerina e géis hidratantes. Usa-os apenas nas zonas mais necessárias, como axilas, pés e zona pélvica.

 

 

 

 

 

   A hidratação deve começar pelos pés, e assim aproveitas para relaxar os pontos de tensão. Do pé sobe para a perna, fazendo movimentos de baixo para cima. É sempre bom seguir no sentido da cadeia linfática, durante a hidratação.

   Já na barriga, faz movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio.

   Nos seios o movimento continua em círculos, do mamilo para fora. É extremamente importante que hidrates esta área, para preservares a firmeza. Outra zona que deves hidratar muito bem é as ancas pois a pele tem propensão a perder a elasticidade, “partir” e formar estrias.

 

 

   Os braços e mãos devem receber hidratação redobrada, pois estão mais expostos. Insiste também nos joelhos e cotovelos. Mãos e pés secos: aplica vaselina ou um creme gordo nas mãos, calças luvas e meias e vai dormir. De manhã vão estar mais macios que os de um bebé.

 

   As áreas mais oleosas precisam de um hidratante que dê equilíbrio à pele, de preferência oil free. Nos pés devem ser evitados cremes oleosos para que eles não fiquem escorregadios.

 

 

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   Resumindo: bebe muita água durante todo o ano (1,50L por dia) e usa um gel hidratante no banho. Se tiveres pele muito seca, usa-o apenas nas regiões mais necessárias. Depois do banho, usa um (ou mais) óptimo hidratante conforme a tua pele, insistindo nos pés, joelhos, ancas, seios e cotovelos. Para acabar, mantém sempre um hidratante na tua mala.

 

   Uma forma de saber se a pele é sensível ao frio é verificar se fica avermelhada quando é exposta a baixas temperaturas.

 

Beijinho, dani”

 

P.S. se quiseres hidratação caseira, azeite, mel e iogurte são opções económicas e eficientes

publicado por dani às 14:45

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