Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Alimentação e aproveitamento escolar

dani, 25.08.10

   No tempo de escola, deves tomar especial atenção à tua alimentação. Uma dieta rica em proteína e vitaminas melhora a tua capacidade de concentração e ajuda em problemas como o cansaço e a irritabilidade. Para além disso, é também importante que comas hidratos de carbono, para teres energia.

   Muitos estudantes recorrem a suplementos vitamínicos, entre outras substâncias, para melhorar o aproveitamento escolar - algo completamente desnecessário. Com este post vais correr para o super mercado, e não para a farmácia.

 


Vitaminas

 

   Comecemos por elas. São um elemento nutritivo que muitas vezes tem funções metabólicas, actuando na digestão dos alimentos.

 

B1
Encontras esta vitamina em carne, legumes e cereais integrais. A sua deficiência pode provocar nervosismo, fadiga, falta de memória e concentração  e insónias.

 

B5
A deficiência de B5 pode causar cansaço, fraqueza muscular e acne. Rim, fígado, abacate e leite são algumas das principais fontes.

 

B12
Esta vitamina encontra-se principalmente na carne, ovos e lacticínios. A deficiência pode trazer complicações como fraqueza, dormência e dores musculares.

 

C
Algumas fontes são citrinos, morangos e salsa. O consumo insuficiente pode provocar fadiga, perda de apetite e sonolência.

 

D
É responsável pela assimilação de minerais como o cálcio e fósforo; a sua deficiência pode causar fraqueza muscular, irritabilidade e problemas ósseos. Encontra-se em sardinhas, arenque, salmão, leite e óleo de fígado de peixe.


Quero deixar claro que a deficiência de vitaminas não é comum, uma vez que não é necessário ingeri-las em grandes quantidades. Isto é só para te dar alguns exemplos de alimentos que deves prezar da próxima vez que fores às compras. 

Proteína

 

A proteína é, muito basicamente, o material de construção do nosso corpo; assim sendo, não deve ser dispensada durante a fase de crescimento.
Óptimas fontes de proteína são a carne e o peixe, ovos, leite e derivados.

 

 

Hidratos de carbono

 

São (ou deviam ser) a principal fonte de energia. Algumas fontes são arroz, massa, batata, feijão, grão-de-bico e pão de mistura.

 

 


Não há muito mais a dizer sobre a alimentação em tempo de aulas, lamento. Para teres um cérebro desperto e o corpo pronto para aguentar com a correria do dia-a-dia, reforça a tua dieta saudável com proteína e vitaminas e não saltes refeições.

 

Beijinho, dani"

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.