.pesquisar

 
online

.posts recentes

. Na primeira pessoa - Gost...

. Soutien perfeito

. Produtos que estou a ador...

. Como usar vestido branco ...

. A diferença entre os tamp...

. Os sapatos XTI

. Testei - Pincel Kabuki da...

. Resultado do Sorteio ABAT...

. Tendências Outono/Inverno...

. Limpeza Dentária por 19€5...

4 PERFECT BODY® - Loja de bikinis 2011

 

  

.tags

. todas as tags

Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010

Métodos de estudo

   Independentemente do ano que frequentamos, temos de estudar se queremos chegar ao próximo. E quem é que não sente falta da primária quando tem de estudar para um teste?

 

 

   Aprender nem sempre é fácil e todos temos de estudar, mais ou menos, para conseguirmos resultados. Cada pessoa tem os seus métodos de estudo mas há quem simplesmente não saiba como o fazer. A velha frase "se estudo, corre mal, se não estudo, corre bem" é uma das provas. Neste post vou dar-te toda a ajuda que me é possível, de estudante para estudante.

 

 

Na aula

 

   Bla, bla, bla... Olha, já tocou? Espera, há tpc? Oh, agora deixa lá...

   É bonito mas pode custar muito dinheiro aos teus pais e desperdiçar um ano da tua vida.

 

   Nas aulas deves estar atenta; mas não é fácil, pois não? Se tiveres dificuldade em concentrar-te, não vale a pena olhares para o professor durante a aula toda sem ouvir nada do que ele diz. Em vez disso, ouve enquanto ele está a a explicar matéria nova ou a esclarecer uma dúvida que tenhas. Durante o resto da aula podes desligar um bocadinho...

 

 

 

   Tira apontamentos e, se o professor se der ao trabalho de escrever no quadro, é porque é importante: copia para o caderno. Quanto mais organizado o teu caderno for, mais fácil será consultá-lo. Fiz um exemplo de organização de caderno que podes seguir aqui em cima.

 

   "O professor é um chato, está a dizer a mesma coisa há meia hora." E o que é que ele está a dizer? "Não sei."

   Por isso mesmo é que ele o repetiu durante meia hora. Por mais que os professores queiram chamar a nossa atenção, essa não é uma tarefa fácil. Da próxima vez que o teu professor repetir vezes sem conta a mesma coisa é bom que ouças, nem que seja à centésima vez, pois provavelmente é algo importante.

 

 

   Quando o professor marca exercícios para fazer na aula, não o faz para descansar a voz. A ideia é tu tentares usar o que acabaste de ouvir e, sozinha, ter capacidade de aplicar conhecimentos (que é o que terás de fazer num teste). Só assim terás dúvidas e, quando se faz os exercícios na aula, é muito mais fácil esclarecê-las. Por isso, da próxima vez que o professor disser a página dos exercícios, não te vires para o colega do lado; tenta sozinha, depois com o teu colega e, se não conseguirem, chama o professor. Mas é importante que te esforces antes de pedir ajuda.

 

 

Em casa

 

   Olhò tpc ali a voar pela janela... A quantidade de alunos que não faz o tpc é esmagadora. Que crime! Uns minutos todos os dias a fazer o tpc poupam-te horas antes dos testes e dão-te dias de alegria no Verão quando passares de ano sem negativas.

 

   Quantas vezes já ouviste que tens de estudar todos os dias? Nós dizemos "claro que ninguém faz isso", mas não é verdade. Estudar não é abrir o livro e lê-lo 10 vezes sem ficar nada cá dentro. O trabalho de casa é óptimo para estudar, pois põe as tuas capacidades à prova. A maior parte dos livros traz um caderno de exercícios; se o teu professor não marcar tpc e estiveres com dificuldade numa matéria, toma a iniciativa de resolver algumas alíneas e tira as dúvidas na aula seguinte. Quando chegar a altura do teste, vais ter a matéria em dia e vai ser mais fácil e rápido preparares-te para o resolver.

 

 

   Estuda com os teus colegas de turma. É do melhor que tens a fazer se fores distraída nas aulas, pois os teus amigos podem ter apanhado alguma informação importante que te escapou.

 

 

Organizar a matéria

 

   Pode demorar, mas poupa-te stress e tempo antes dos testes. Muitos estudantes gostam de fazer resumos e esquemas pois é uma ajuda para o cérebro ter uma memória concreta e visual para se guiar. Quando estiveres no teste, vais pensar "eu sei isto, está naquela página a seguir àquele esquema... eu sublinhei a verde... já me lembro!"

   Para te ajudar, vou dar umas dicas sobre resumos.

 

 

Como fazer resumos?

 

   Antes, fazia resumos para tudo. Para todas as disciplinas. Com toda a matéria. Mas depois fui adaptando técnicas. Então, agora só faço resumos para disciplinas com muita teoria como história e geografia. Para disciplinas como química e matemática, prefiro resolver exercícios e ler os resumos dos livros, que quando são de ciências costumam ser bastante precisos e reduzidos.

 

   Muitas vezes encontras bons resumos nos livros (não te esqueças que o caderno de exercícios também os tem), pelos quais podes orientar o teu estudo. Podes sempre completar os resumos e esquemas do livro com infromação que aches importante. Sinceramente, os únicos livros pelos quais nunca consegui estudar foram os de história. Para esta disciplina, tenho sempre de fazer os meus resumos.

 

 

    Títulos. Deixa sempre umas boas linhas e grandes títulos entre os temas (como eu faço nos posts), para não confundires e não teres aquela ligeira sensação de claustrofobia ao estudar, que só ajuda a aumentar a irritação.

 

   Cor. Divide os temas por cores fortes e bem diferentes. Assim, o teu cérebro pode associar cores a assuntos e poupas tempo a responder a perguntas no teste.

 

    Palavras-chave. Podes observar isto nos meus posts. Num parágrafo, eu destaco (sublinho, mudo cor, itálico, etc.) palavras que resumem o assunto de que se trata. Assim, é mais fácil orientares os olhos ao leres os resumos, para além de que ajuda na memória visual. Se lerem só as palavras que eu destaco num parágrafo, facilmente percebem a ideia geral.

 

   Esquematiza. Listas, pontos, setas, quadros... Tudo vale quando se quer espremer o número de palavras e ficar com o verdadeiro sumo da matéria. Se souberes o essencial, no teste só vais ter de construir a resposta. É como se tivesses um exercício em que deixam um espaço numa frase para completar. No teste, vais lembrar-te que eram seis pontos e ainda só escreveste cinco. Com a ajuda das palavras-chave, vais lembrar-te do que falta.

 

 

   Algo muito importante nos resumos é a ordem. Não escrevas as coisas à toa - tenta seguir uma linha de raciocínio, apresentando no princípio as coisas separadas e bem explicadas e deixando para o fim de cada assunto as conclusões. Se forem manuscritos toma cuidado para a letra ser facilmente legível.

 

 

Antes dos testes

 

   Uma semana antes dos testes é o prazo limite para fazeres os teus resumos. Assim não corres o risco de te atrasares em algo ou teres mais um trabalho ou teste surpresa e não teres tempo de fazeres tudo o que precisas.

 

   Se fizeste os tpc, estiveste atenta nas aulas e tiraste todas as tuas dúvidas, não há razão para não estudares só uns dias antes do teste. Por exemplo, se tiveres teste na 4ª, podes perfeitamente começar a fazer os resumos na 6ª à tarde e estudar na segunda e terça.

 

   O mais importante não é a data do teste - é a data da última aula antes do teste. Deves no mínimo rever rapidamente a matéria para te certificares de que não te restam dúvidas e que só precisas de decorar algumas coisas e treinar um pouco mais outras. Se tiveres dúvidas, por mais pequenas que sejam, bombardeia o teu professor com elas. Ele vai perceber que estiveste a estudar e dar-te pontos pelo esforço.

 

   Para mim, rever a matéria na noite anterior funciona, mas para muitas pessoas não. De qualquer forma, a menos que tenhas matéria muito bem organizada dentro da cabeça e só precises de uns retoques ou de ter a certeza de uma palavra, não te aconselho a "estudar" mesmo antes do teste, pois vais confundir tudo.

 

 

 

 

   Organiza o teu tempo, leva as coisas com calma e, quando te apetecer cruzar os braços e fazer greve de escola, fá-lo. Mas a pausa não pode demorar muito.

 

   Esforça-te em todas as disciplinas, sê educada nas aulas e, mesmo que não consigas resultados brilhantes, no conselho de turma no fim do período não vão faltar argumentos para defender o teu aproveitamento positivo.

 

 

 

   Espero que alguém vá ter um ano melhor que o anterior graças a este post. Acho que vos dei tudo o que podia.

   Beijinho, dani"

publicado por dani às 11:37

link do post | comentar | favorito
78 comentários:
De Bárbara a 23 de Agosto de 2010 às 11:58
Adorei mesmo este post! Vai dar um geitasso! :p
Beijinhos, e continua! :)
De anonimo a 23 de Agosto de 2010 às 12:18
começa por aprender a escrever.
não é geitasso, mas sim jeitaço.
;)
De Sara a 23 de Agosto de 2010 às 15:43
E TU APRENDE A ESCREVER IGUALMENTE, NÃO É ANONIMO MAS SIM ANÓNIMO X)
olha para ti antes de falares nos outros
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:47
Por favor, não me obriguem a rejeitar comentários nos meus posts  :S
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:46
Ainda bem. Obrigado  :)
Fica bem
De Mafaldinha a 23 de Agosto de 2010 às 12:04
olá!
mais um post fantastico.
muitos parabens, nota-se que tens ai uma paixao pela escrita, estou certa?

este post tb me deu muito jeito, já que vou mudar de ciclo.

bom, queria pedir-te que escrevesses um post sobre depilação, porque eu ainda estou um pouco indecisa de como se deve fazer...

beijinho e obrigada
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:49
Olá!

Sim, adoro escrever, mas porque dizes isso? O post tem demasiada treta?  :S

Se procurares dos arquivos ou em "pesquisa neste blog" encontras posts sobre depilação feitos pela Camila  ;)

Fica bem beijinho
De Mafaldinha a 23 de Agosto de 2010 às 18:51

nao, disse aquilo porque acho que nao é qualquer pessoa que é capaz de escrever um post assim. eu nao era capaz, e tu escreve-los quase todos os dias, nao e?
admiro-te por isso, e os post para serem assim tao completos tem de ser grandes, e assim contêm tudo o que é preciso.
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 21:35
Ah!, é que eu estou consciente que os posts são muitos extensos mas, tal como percebeste, para serem completos têm de ser assim. E sim, acho que desde que entrei para o blog escrevo um destes todos os dias

Obrigado, fica bem  :D
De AnaCarolina a 23 de Agosto de 2010 às 12:13
obrigada pelas dicas :D
estava mesmo a precisar,
por muito que queira às vezes é complicado ter paciência para estar sentada em frente a um livro,
mas com as tuas dicas tornou-se muito mais fácil!
(;
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:50
De nada, fico feliz por ter ajudado  :]
De joana a 23 de Agosto de 2010 às 12:43
POST FANTÁSTICOOO ! Muittos parabéns dani, és uma grande colaboradora para este blog, a sério tens mesmo jeito, nao és daqelas que se limitam a postar sobre moda e maquilhagem e bla bla bla ....
Pois há muito assuntos mais importantes, a serio adorei este post e os outros da area de saude que ja fizeste , fica bem !
Beijinhos
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:50
Olá muito obrigado :D
De leticia a 23 de Agosto de 2010 às 12:56
este post vai dar jeito bjus
De Marie Claire a 23 de Agosto de 2010 às 13:03
Hey, podem divulgar o meu blog?
http://dreamabouteverything.blogs.sapo.pt/


Beijos
De Mafalda a 23 de Agosto de 2010 às 13:09
Adorei ! Acho que a dani têm feito um grande trabalho, tanto neste post como nos outros da forma fisica :D
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:51
Aww obrigado  :)
De Anti-Copiadores a 23 de Agosto de 2010 às 13:26

Se tens algum blog que te anda a copiar sem dar créditos e tu já tentaste falar com ele/ela para dar e ela simplesmente recusa-se , deixa o teu comentário a dizer qual é o blog que te copia que nós fazemos um post dedicado a ela a fazer Protesto. Ajuda-nos a acabar com os copiadores!!
www.anti-copiadores.blogs.sapo.pt
De Life_Style a 23 de Agosto de 2010 às 14:36

Adoro os teus posts, vê-se que te empenhas a 100% no blog! Sobre os métodos de estudo, eu realmente nas aulas distraío-me com muita facilidade. Acabei este ano o 11ºano, tive uma professora que nunca consegui ouvi-la. Não dava, por mais que tentasse, não era capaz de tomar atenção, mas em casa lia a matéria e nos testes tirei alguns 20's :) Eu sei que não devo ser exemplo para ninguém, mas se nos concentrar-mos em casa a ler e estudar a matéria, acabamos por perceber, mas isso também foi por ser filosofia, uma disciplina bastante fácil. Já não posso falar o mesmo de Biologia Geologia, que a minha professora nem numa escola devia estar. Trocava a matéria toda e deixáva-nos mais baralhados do que quando entrávamos na sala. Aí sim, a minha turma foi toda prejudicada, áté nos exames, que contam imenso para a entrada na faculdade. Enfim, desculpa este testamento, e como li num post anterior, vais para o 10ºano nao é? Boa sorte :)
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:52
Olá obrigado

Sim, vou. Obrigado  :p
De BiiGuerra a 23 de Agosto de 2010 às 14:40
Este post está fantástico!
Vocês fazem sempre uns posts tão completos (:
De dani a 23 de Agosto de 2010 às 15:54
Obrigado em meu nome e da Camila  :)

Comentar post

Romwe - The Latest Street Fashion 

.arquivos

.links

Shop for Oakley Sunglasses at Sunglasses Shop
Sunglasses Shop. Shop for Women's Oakley