Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sempre Na Moda

Dez perguntas e respostas sobre o acne

Semprenamoda, 12.01.09

Esclarecemos dez dúvidas cruéis sobre a acne, para você ficar por dentro desse problema que atinge 80% dos adolescentes do mundo todo.

 

 

 

 

Comer chocolate provoca espinhas?
Não existe comprovação científica e consenso sobre esta relação. Mas alimentos gordurosos, em geral (chocolate e sorvete inclusos!), podem aumentar a oleosidade da pele e isso também aumenta a probabilidade de aparecer uma espinha.

O meu intestino é preso. Isso contribui para o aparecimento de espinhas?

Não existe nenhuma relação entre o funcionamento intestinal e acne.

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne?
Manter a pele limpa é importante para a prevenção da acne. Mas lavar o rosto repetidamente pode causar o efeito “rebote”, ou seja,a pele acaba produzindo mais oleosidade para compensar pelo ressecamento provocado pelas lavagens.

O acne é contagioso?

Não. Apesar de existir uma bactéria envolvida no seu surgimento (P. acnes), o acne não é transmitido de pessoa para pessoa.

Pontos negros são sinónimo de sujeira e presença de vermes na pele?
Não. Os pontos negros são o resultado do entupimento dos poros pela própria gordura produzida pela nossa pele. Em contato com o ar, essa gordura oxida e escurece.

Acne é hereditário?
Sim. A causa principal para o surgimento do acne é a existência de uma predisposição genética. ou seja: se os teus  pais tiveram muitas espinhas na adolescência, é provável que tu também vás ter o problema. O segredo é já começar a cuidar bem da pele logo que aparecerem os primeiros cravos.

Anticoncepcional piora a acne?
Pela influência dos hormônios, o anticoncepcional pode agravar ou melhorar a acne. Isso depende do tipo de contraceptivo que for escolhido, mas o surgimento da acne está ligada a diversos outros factores.

Menstruação causa acne?

Também por causa dos hormônios, pode haver uma piora da acne nos dias anteriores à menstruação, durante a TPM.

O sol melhora o acne?
Não. Apesar de ter algum efeito antiinflamatório, o sol pode provocar aumento na produção de oleosidade o que, na verdade, pode piorar a acne.

Cicatrizes de acne são para sempre?
Depende do tipo de cicatrizes. Existem alguns recursos para o tratamento das marcas deixadas pela acne, como os peelings, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais adequado para você, consulte um dermatologista. Mas, de qualquer maneira, evite espremer as espinhas.

Por: Capricho

10 comentários

Comentar post